Eventos

Ato Solene – 116 anos da imigração japonesa

Redes Sociais

Assembleia Legislativa de São Paulo celebra 116 anos da imigração japonesa em Ato Solene

No dia 24 de junho de 2024, às 19h, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi o palco do Ato Solene em comemoração aos 116 anos da imigração japonesa no Brasil. A mesa diretora será composta pelos deputados estaduais Felipe Franco e Márcio Massami Nakashima e os vereadores Aurélio Nomura, George Hato e Rodrigo Hayashi Goulart.

O Ato Solene foi um momento de celebração e reconhecimento das contribuições significativas da comunidade nipo-brasileira para a cultura e o desenvolvimento do Brasil. Ao longo desses anos, os japoneses apresentaram modalidades esportivas que se tornaram extremamente populares, como o judô e o karatê. Essas artes marciais, praticadas em academias espalhadas por todo o território, têm transformado a vida de milhares de pessoas, promovendo saúde, disciplina e bem-estar.

Entre os homenageados da noite, destaca-se Nortom James Murayama, sensei de 60 anos, profissional na área de treinamento personalizado e atleta de fisiculturismo há 29 anos. Com um impressionante currículo, iniciou seus treinamentos aos 24 anos, começou a competir em 1995 e participará neste ano na categoria master acima de 60 anos em Portugal. Murayama possui 7 títulos mundiais e conquistou 35 primeiros lugares em competições nacionais e internacionais. 

O deputado Felipe Franco, defensor da causa esportiva, destaca a importância do evento afirmando que, celebrar a imigração japonesa é também reconhecer o impacto positivo que essa comunidade trouxe ao Brasil, não só na cultura e na economia, mas também no esporte. Além de Nortom, a cerimônia também homenageará a ASEBEX (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão), o Dr. Renato Ishikawa e Vanessa Shiroma Tinem. Essas são personalidades exemplos de dedicação e sucesso que refletem a força e a determinação dos imigrantes japoneses e seus descendentes.

Os 116 anos da imigração japonesa representam uma rica história de integração e contribuição mútua. O evento é aberto ao público e promete homenagear não apenas os imigrantes pioneiros, mas todos aqueles que, ao longo dos anos, ajudaram a construir uma ponte sólida entre o Brasil e o Japão.

Related Post