No dia 24 de junho de 2024, às 19h, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi o palco do Ato Solene em comemoração aos 116 anos da imigração japonesa no Brasil. A mesa diretora será composta pelos deputados estaduais Felipe Franco e Márcio Massami Nakashima e os vereadores Aurélio Nomura, George Hato e Rodrigo Hayashi Goulart.
O Ato Solene foi um momento de celebração e reconhecimento das contribuições significativas da comunidade nipo-brasileira para a cultura e o desenvolvimento do Brasil. Ao longo desses anos, os japoneses apresentaram modalidades esportivas que se tornaram extremamente populares, como o judô e o karatê. Essas artes marciais, praticadas em academias espalhadas por todo o território, têm transformado a vida de milhares de pessoas, promovendo saúde, disciplina e bem-estar.
Entre os homenageados da noite, destaca-se Nortom James Murayama, sensei de 60 anos, profissional na área de treinamento personalizado e atleta de fisiculturismo há 29 anos. Com um impressionante currículo, iniciou seus treinamentos aos 24 anos, começou a competir em 1995 e participará neste ano na categoria master acima de 60 anos em Portugal. Murayama possui 7 títulos mundiais e conquistou 35 primeiros lugares em competições nacionais e internacionais.
O deputado Felipe Franco, defensor da causa esportiva, destaca a importância do evento afirmando que, celebrar a imigração japonesa é também reconhecer o impacto positivo que essa comunidade trouxe ao Brasil, não só na cultura e na economia, mas também no esporte. Além de Nortom, a cerimônia também homenageará a ASEBEX (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão), o Dr. Renato Ishikawa e Vanessa Shiroma Tinem. Essas são personalidades exemplos de dedicação e sucesso que refletem a força e a determinação dos imigrantes japoneses e seus descendentes.
Os 116 anos da imigração japonesa representam uma rica história de integração e contribuição mútua. O evento é aberto ao público e promete homenagear não apenas os imigrantes pioneiros, mas todos aqueles que, ao longo dos anos, ajudaram a construir uma ponte sólida entre o Brasil e o Japão.