No dia 22 de setembro (sexta-feira), uma Sessão Solene foi realizada em São Paulo para homenagear profissionais da educação física. O evento foi promovido pelo Deputado Felipe Franco em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP).
O destaque da noite foi a presença de renomados medalhistas olímpicos, como Aurélio Miguel, Rogério Sampaio e Antônio Tenório, este último reconhecido como o maior judoca paralímpico da história. Eles foram condecorados com prêmios em reconhecimento à dedicação e excelência em promover a educação física em benefício da sociedade. O professor Diego Laudano Rocha, que é amplamente reconhecido por seu trabalho social relacionado ao esporte, também recebeu uma merecida homenagem, na forma de uma medalha de mérito da educação física.
A celebração promovida pelo Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) teve como propósito destacar a importância do trabalho dos profissionais de educação física na promoção da qualidade de vida, saúde e inclusão social. Durante a cerimônia, foram homenageados profissionais que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação, assim como aqueles que desempenharam um papel significativo no avanço e aprimoramento da Educação Física no Estado de São Paulo.
Um dos momentos de destaque foi quando o Deputado Felipe Franco recebeu a Comenda do Estado de São Paulo e anunciou o projeto de lei 1.415/2023, que visa considerar os profissionais de educação física como profissionais da saúde. Ele ressaltou a capacidade dos profissionais de educação física em contribuir para o sistema de saúde, atuando em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O deputado enfatizou que esses profissionais enfrentam desafios físicos, mentais, alimentares e psicológicos diariamente, que podem ser utilizados em prol da saúde da população.
Essa noite solene ficou marcada na memória como um testemunho do poder transformador do esporte e da importância dos profissionais de educação física na sociedade.